quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mitos do Exercício Físico IV






Todos os dias sou bombardeado por alunos, amigos e familiares com perguntas que envolvem a musculação e o uso de  suplementos alimentares:
- Professor, comecei a malhar ontem, o que eu uso pra crescer rápido?
- Arroz, feijão, salada, frango, peixe ou carne, frutas e verduras.
- Mas isso eu já como todo dia!
- Então você está no caminho certo. 


Comumente, as pessoas quando iniciam um treinamento físico, querem respostas rápidas. E para isso, estão dispostas a utilizarem certos "atalhos", que muitas vezes podem ser prejudiciais a saúde. Diante disto, surge o seguinte mito: 

MITO: Iniciantes na musculação terão ganhos rápidos com a utilização de suplementos nutricionais.

Inicialmente, os suplementos alimentares foram criados para utilização em atletas de alto nível, que por terem um treinamento excessivo todos os dias da semana, não conseguiriam atingir normalmente a ingesta adequada de nutrientes necessários apenas com a sua alimentação.  Os não-atletas, que não têm esse gasto calórico tão acentuado, através de uma alimentação balanceada, fatalmente conseguirão atingir a quantidade ideal de nutrientes. Além disso, nosso corpo só consegue assimilar uma determinada quantidade de proteínas. O excesso deste nutriente no organismo pode desencadear graves problemas renais e hepáticos e essa ingestão de substâncias associada à falta de exercício adequado colabora para o aumento de gordura corporal. Isso mesmo, o consumo exagerado de suplementos pode resultar num acréscimo de tecido adiposo, desde que não haja um gasto calórico adequado.

E mais, nenhum produto deve ser tomado sem a orientação de um nutricionista, pois muitas pessoas ingerem aminoácidos e proteínas sem precisar. A ingestão desses suplementos às vezes funciona apenas como um fator motivacional, pois o praticante pode se sentir mais motivado por estar utilizando estes produtos. 
Seria então o caso de dizer que estes produtos não têm serventia? Pelo contrário, eles são efetivos naquilo que propêm, ou seja, suplementar carboidratos, proteínas, vitaminas e etc. No entanto, eles só são efetivos para os casos específicos, como atletas, fisiculturistas e até praticantes usuais de musculação que já tenham um certo tempo de prática e queiram maximizar seus ganhos musculares. Conclusivamente, iniciantes de musculação NÃO precisam ainda de nenhuma suplementação alimentar. Já o uso desses produtos para praticantes intermediários e avançados é pauta para uma outra postagem.

2 comentários:

  1. Certinho Ferd! Porém o suplemento é uma boa alternativa para quem está na correria e não tem tempo para fazer uma boa refeição! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado Rapha...é conteúdo para uma outra postagem...valeu!!!

    ResponderExcluir