Frequentemente, é normal escutarmos conselhos e dicas errôneas de pseudo-entendidos sobre exercícios físicos. Na musculação então, a quantidade de mitos extrapola o bom senso. Este escritos tentarão desmistificar fisiologicamente algumas teorias infundadas que assolam nossas pistas de Cooper ou nossas academias.
Mito: Suar muito é importante para ajudar na perda de gordura.
Durante o exercício físico, o corpo perde uma grande quantidade de água e alguns eletrólitos (sais minerais) pelo suor, com o objetivo principal de evitar o aumento excessivo da temperatura corporal. Essa perda de água não é perda de gordura. Lógico que na balança poderá ocorrer um decréscimo no peso, mas o que houve foi uma desidratação com a perda de líquidos, que provavelmente será reposto a medida em que houver a reposição de água.
Mito: Perder peso e emagrecer é a mesma coisa.
De maneira simples, emagrecer e engordar são relativos somente a gordura. Ou seja, quem engorda ganha somente gordura e quem emagrece perde somente gordura. Quanto ao ganhar ou perder peso, isto pode ocorrer com a perca ou ganho de qualquer nutriente. Logo, quando há perda de peso através da diminuição de água ou proteína corporal, não há emagrecimento. Assim, é possível haver emagrecimento e ao mesmo tempo ganho de peso. Como? Quando há a realização de um treino aeróbio (esteira, caminhada, bicicleta) juntamente com um treino anaeróbio (musculação) bem estruturado, fatalmente o treino aeróbio reduzirá a gordura corporal, enquanto que o treino anaeróbio promoverá o aumento da massa muscular. Como a massa muscular pesa mais que a gordura, no final, poderá haver um acréscimo ponderal de peso.
Mito: Bebidas geladas não podem ser ingeridas após o exercício no calor.
O oposto é verdade. Líquidos gelados são absorvidos muito mais rapidamente do que os quentes, reduzindo assim as chances de uma desidratação.
To be continued !!!
Por Ferdinando Rios.
Por Ferdinando Rios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário