domingo, 12 de junho de 2011

Mitos do Exercício Físico II

Quando a questão envolve emagrecimento, ganho de massa muscular, musculação e suplementos nutricionais, temos algumas inverdades propagadas principalmente por leigos, como:



Mito: Abdominal emagrece.
Em termos gerais, rosca direta não emagrece, supino reto não perde gordura, agachamento não reduz medidas. Sendo assim, por que o abdominal, que também é um exercício resistido semelhante aos outros, deveria ludibriar a fisiologia do exercício e começar a catabolisar gordura a cada dolorosa repetição? Fisiologicamente, a musculação (e isso inclue todos os movimentos), sendo um exercício anaeróbio, utiliza-se de carboidratos como substrato energético e não gordura. Por isso, não é possível mobilizar gordura, mesmo que o número de repetições chegue à exaustão. No entanto,  na realização deste exercício, há um gasto calórico importante, que pode ser usado  como uma estratégia a mais na luta contra a balança.
 Esse tipo de exercício fortalece e hipertrofia a musculatura, mas não catabolisa a gordura armazenada em forma de tecido adiposo. No entanto, o seu  fortalecimento é essencial, pois estes músculos têm como principal função a estabilização e sustentação do  corpo humano. Porém...

A medida que a musculatura fica fortalecida, há melhora postural. E qual é a relação da “barriga” com a postura?
 Por baixo do abdômen estão diversos órgãos (estômago, intestino, fígado, etc), quando este músculo é fraco há uma “acomodação” deles, chamada ptose abdominal. Se fortalecermos o abdômen, ele irá “segurar” esses órgãos, evitando uma proeminência exagerada da barriga. Logo, o abdominal pode reduzir a circunferência da barriga quando esta proeminência for causada por uma fraqueza muscular. Mas reduzir a gordura localizada não.





Dica: Não se decepcione com o que os abdominais não podem fazer. Faça sempre  este exercício nos seus treinos, lembrando da sua real eficácia e entendendo quais os seu benefícios.


Ferdinando Rios

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