FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. Uma pessoa normal possui um volume de 3,5 a 4,5 L de sangue circulando no corpo, geralmente representando até 7% de seu peso. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.
Exercício Físico e o Coração
Quando estamos fazendo exercício físico, o coração aumenta o ritmo de seus batimentos. Esse ritmo aumenta para poder suprir de oxigênio e nutrientes os músculos que estão tendo um trabalho mais intenso do que o normal.
Com a prática regular de exercícios físicos aeróbios, é normal ocorrer mudanças no nosso corpo. O coração sofre algumas alterações também. Suas quatro cavidades (os dois átrios e os dois ventrículos) aumentam de tamanho. Isso é muito bom, pois permite que o coração bombeie uma quantidade maior de sangue de cada vez. Uma conseqüência disso é que o coração realiza menos batimentos por minuto para suprir a necessidade do corpo de nutrientes e oxigênio.
É o que chamamos de freqüência cardíaca. A quantidade de vezes que o coração bate por minuto.
Há ainda a Freqüência Cardíaca de Repouso. É a quantidade de vezes que o coração de uma pessoa bate, estando ela em repouso. O que é esse estado de repouso? É quando não estamos fazendo praticamente nenhum esforço, sem gastar energia com outras coisas. Por exemplo, após acordar. A Freqüência Cardíaca de Repouso de uma pessoa que tem hábitos saudáveis (prática constante de atividade física) é menor do que o de uma pessoa sedentária. Entre outras palavras, bate menos vezes para fazer o mesmo trabalho, poupando suas energias e prolongando a vida.
Curiosidades
1. Quantos litros de sangue circulam no corpo humano ?
R. No corpo humano circulam de 3,5 a 4,5 litros de sangue.
2. Qual o volume de sangue que alimenta o coração por minuto?
R. Passam pelas artérias 3,79 litros de sangue por minuto.
3. Quantos vasos capilares existem em nosso corpo?
R. Há 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano.
O sistema esquelético
O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens.
Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
Conceito de Cartilagem: É uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido - forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sangüíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.
Sustentação do organismo (apoio para o corpo)
Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro)
Base mecânica para o movimento
Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo)
Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas)
É clássico admitir o número de 206 ossos.
Cabeça = 22 Crânio = 08 Face = 14 Pescoço = 8 Tórax = 37 24 costelas 12 vértebras 1 esterno Abdômen = 7 5 vértebras lombares 1 sacro 1 cóccix | Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Braço = 1 Antebraço = 2 Mão = 27 Membro Inferior = 31 Cintura Pélvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 Pé = 26 Ossículos do Ouvido Médio = 3 |
Divisão do Esqueleto:
Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores.
A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
Principais ossos:
Úmero: Osso do braço
Rádio e Ulna: Ossos do Antebraço
Patela: Osso do joelho.
Fémur: Osso da coxa
Tíbia e fíbula: Ossos da perna
Vértebras: Fazem parte da coluna óssea
Crânio: Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais,
malares ("maçãs do rosto" ou zigomático), maxilar superior e mandíbula (maxilar inferior).
Atividade física x Exercício Físico
Atividade física
É qualquer movimento corporal realizado ao longo do dia, que resulte em um determinado gasto de energia. Exemplo: subir um lance de escadas.
Exercício físico
É uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais, de determinados grupos musculares. Exemplo: caminhar em uma esteira ergométrica por 30 minutos.
Exercício Físico e Saúde
A saúde é definida como um estado de completo bem - estar físico, mental, social e espiritual, e não somente como ausência de doenças e enfermidades. Nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de exercício físico. Através da consciência e de mais informações a respeito de cuidados para com a saúde que incluem maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO
SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Os exercícios físicos proporcionam inúmeros benefícios vitais às pessoas, por exemplo, melhora do condicionamento físico, ou seja, aumenta-se a capacidade de “trabalhar” do sistema cardiorrespiratório, a resistência muscular geral e localizada se desenvolve juntamente com a força, flexibilidade, agilidade, conseguindo com tudo isto um melhor equilíbrio corporal e coordenação motora.
Veja algumas razões para praticar atividade física:
· Emocionalmente ocorre uma melhora, pois ao se exercitar a auto-estima progride, diminuindo lentamente as emoções negativas, melhorando a sua qualidade de vida;
· A oxigenação tecidual é elevada, ou seja, o exercício físico melhora o fluxo sanguíneo levando mais oxigênio e nutrientes para todas as regiões do corpo;
· O sono melhora porque a prática de exercício físico auxilia na manutenção do peso corporal, contribuindo para que a pessoa durma melhor e tenha maior disposição vital. As pessoas acima do peso sofrem com falta de disposição por não conseguir uma posição ideal e relaxante na hora de dormir;o
· Hipertensos ( pessoas com pressão alta) com auxilio da atividade física conseguem aumentar a rede de capilares em seus músculos. Assim, o sangue consegue difundir-se com maior facilidade reduzindo a pressão como um todo.
RISCOS DO SEDENTARISMO
A inatividade física é considerada como o maior risco para o desenvolvimento de doença coronariana. Até mesmo as atividades físicas de médio esforço, se realizadas diariamente, ajudam a reduzir este risco. O sedentarismo é o termo que se usa para dizer que uma pessoa não tem atividade física.
Este é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença coronariana. Assim que envelhecemos, nosso metabolismo se ajusta de uma forma que os lipídios tendem a ficar armazenados. O resultado é o aumento do peso corporal. É nesta fase que mais precisamos ter atividade física regular. Ela ajuda a queimar o excesso de gorduras e também a manter um condicionamento físico ideal.
Uma pessoa que não tem atividade física regular tende a ficar acima do peso ideal e a não ter um bom condicionamento físico. Quando seu organismo precisa se submeter a um esforço físico incomum, não terá condições de responder adequadamente à demanda imposta pelo organismo.
Realizar algum exercício físico ajuda a manter a saúde de uma maneira geral, mas principalmente a manter a saúde do coração. Se você não costuma fazer exercício físico, antes faça uma revisão de saúde com seu médico; depois de liberado, tenha algum esforço. A caminhada é o exercício mais leve e que tem menor contra-indicação. O mais importante é não ficar parado.
O Sedentarismo é um fator de risco modificável, sem necessidade de utilização de medicamentos. Por meio de maior disseminação da necessidade da atividade física e disponibilização para a população de áreas para esta atividade, estaremos interferindo positivamente na vida das crianças e adultos do Brasil.
História do Futsal no Brasil
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".
Há também outra versão, na qual diz que o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".
Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.
Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.
Dimensões de uma quadra oficial de futsal ou futebol de salão
CBFS (jogos nacionais): |
Largura Mínima : 18 metros |
Largura Máxima : 22 metros |
Comprimento Mínimo : 38 metros |
Comprimento Máxima : 42 metros |
Nenhum comentário:
Postar um comentário