quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade Física X Exercício Físico



É muito comum encontrarmos em revistas, internet, reportagens e até em livros o uso desses termos como se fossem sinônimos. No entanto, é necessário saber que tais termos têm diferenças essenciais e que apenas um deles traz realmente benefícios à saúde.



Atividade Física é qualquer gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, você está fazendo Atividade Física quando por exemplo, realiza movimentos simples de seus membros para realizar tarefas diárias básicas como escovar os dentes, lavar a louça, ir ao banheiro; quando caminha dentro de casa ou mesmo quando vai até o mercado; enfim, quando você faz atividades básicas através de um gasto adicional de energia comparado à um nível de repouso. 

Consequentemente (e infelizmente), a realização diária e regular de atividade física é insuficiente para a manutenção de uma boa saúde. Isto fica claro ao percebemos que o gasto energético é muito pequeno e por isso, não promove adaptações no organismo. Se isso não fosse verdade, dificilmente teríamos pessoas sedentárias, posto que até essas pessoas executam tarefas simples do dia a dia.


Por outro lado, o que realmente é indispensável para uma vida ativa e saudável é a prática regular de Exercício Físico. Neste caso, prescrito e orientado por um educador físico e executado regularmente, acarretará num gasto energético recomendável para que que seu corpo se adapte e fique cada vez mais "resistente". O que caracteriza o exercício físico é a intenção e a repetição. São exemplos a musculação, a dança, as lutas e todos esportes coletivos e individuais em geral.

Resumindo:
Atividade Física - Qualquer movimento corporal realizado ao longo do dia, que resulte em um determinado gasto de energia.

Exercício Físico - É uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais, de determinados grupos musculares.

Pergunta: Andar e correr são exemplos de Atividade ou Exercício Físico?


Por Ferdinando Rios

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário