sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mitos do Exercício Físico III

(Apesar de as postagens anteriores sobre Mitos do Exercício Físico serem de autoria minha, esta edição da postagem foi retirada de um outro site indicado no final do texto, por conter explicações pertinentes aos assuntos do blog.)


Por Equipe Fato

Mito: Andar é melhor para queimar gordura.



Parece-me que há uma grande confusão quanto à escolha do exercício físico que proporcionaria a maior perda de gordura. Muitos profissionais de educação física ainda insistem em afirmar que tal tipo de atividade em determinada intensidade queima mais gordura, que andar queima mais gordura que correr, que exercícios aeróbios queimam mais gordura que anaeróbios e outras coisas do tipo. Estas afirmações, ao meu ver, são no mínimo incompletas.
Primeiramente temos de pensar no exercício de maneira global, ou seja, todo exercício causa gasto calórico, portanto aumenta quantidade de calorias queimadas diariamente e conseqüentemente, se mantida a ingesta, ocorre a queima de gordura. Em outras palavras, quando gastamos energia e não fazemos reposição alimentar na mesma proporção temos de mobilizar gordura para satisfazer este desequilíbrio.
De uma maneira geral, os exercícios mais fortes têm de utilizar o substrato energético mais acessível, e este é o açúcar. Porém quando diminuímos a intensidade o organismo tem tempo de metabolizar gordura para nos fornecer energia. Mas o que importa é o quanto gasta, pois no repouso os estoques de carboidratos (açúcares) depletados serão reabastecidos através da queima de gordura.
Não podemos, também, deixar de fazer contas! Suponhamos que determinado exercício, similar à caminhada, use 95% de energia proveniente do tecido adiposo e que outro exercício mais intenso, similar à corrida, utilize apenas 70% de gordura e 30% de carboidrato. Em termos relativos a caminhada queima mais gordura do que a corrida. Porém se a caminhada proporcionar um gasto de 100Kcal/ hora e a corrida 600Kcal/hora, em termos absolutos a corrida queimará muito mais gordura. É só fazer a conta: 95% de 100= 95Kcal da caminhada, contra 70%  de 600Kcal= 420Kcal de gordura da corrida. Ou seja, o que interessa é o total.
Em fim, apesar dos exercícios leves utilizarem mais gordura como fonte primaria de energia, a mobilização do tecido adiposo está intimamente ligada ao gasto calórico gerado pela sessão de treino, visto que muitos atletas de esportes de força e explosão têm um gasto calórico diário equivalente aos atletas de endurance. Seja no momento do exercício, ou durante o repouso a gordura será utilizada de alguma maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário