domingo, 26 de junho de 2011

Esteróides Anabolizantes








Os esteróides anabolizantes androgênicos, popularmente conhecidos como “bombas” são otimizadores de trabalho, o que significa dizer que eles aumentam ou melhoram algumas funções do organismo, como, por exemplo, a absorção de proteínas, a oxigenação sanguínea e o armazenamento de energia, resultando em aumento de força, resistência, massa muscular e massa óssea. Os esteróides basicamente são compostos pelo hormônio testosterona e seus derivados (mutações), que podem ser produzido naturalmente pelo organismo ou podem ser manipulados em laboratório.

A título de esclarecimento, o termo “esteróide” refere-se à ‘estrutura química do hormônio’, “anabolizante” significa ‘crescimento’ e “androgênico” significa ‘características sexuais masculinas’.
Os esteróides em sua grande maioria são vendidos em cartelas para serem administrados via oral ou em ampolas para serem injetados. Esteróides são medicamentos controlados, o que significa dizer que não é tão fácil encontrá-los no mercado negro, sendo assim, uma imensa porcentagem dos esteróides comprados ilegalmente são falsificados. Os que se dizem ‘especialistas’ no assunto e tem até pequenas farmácias em casa para aplicação clandestina determinam um período e uma dosagem para cada esteróide, denominada de ‘ciclo’.
Quando vemos alguém com muita massa muscular que admite ser usuário não podemos atribuir todo o sucesso dele apenas ao uso de esteróides, uma vez que outros fatores são muitos importantes para o aumento da massa muscular, mas é inegável que os esteróides promovam resultados na maioria dos casos, em contrapartida o preço a ser pago por isso pode ser maior do que o valor da ampola. Nos homens as consequências podem ser desde problemas simples como febre, dores de cabeça, insônia, acne, retenção de líquidos, alterações do humor, até problemas muito mais sérios como atrofia dos testículos (perda de função), ginecomastia (aumento dos mamilos), pressão alta, aumento de colesterol ruim, calvície, lesões no fígado, lesões de ligamentos e tendões (devido ao aumento repentino da força). Nas mulheres podem ocorrer os mesmos problemas, a não ser pela diminuição dos seios ao invés do aumento, além de irregularidades menstruais, hipertrofia do clitóris e desenvolvimento de características masculinas como aumento pelos no corpo e no rosto e engrossamento da voz. Sem contar o risco que ambos correm em adquirir alguma infecção ou doença devido à falta de higiene, aplicação e manipulação incorreta.
“Então, porque os esteróides anabolizantes existem se são tão condenados por seus efeitos nocivos à saúde?” O que é uma boa pergunta, porque se eles existem é porque alguém precisa deles. Eles são usados no tratamento de algumas doenças como a perda degenerativa de força e massa muscular, deficiência na produção de hormônios reprodutivos, alguns tipos de anemia, no estágio avançado do câncer de mama, na osteoporose, no tratamento de queimados, em algumas deficiências de crescimento, entre outras.
De qualquer forma, cabe aos profissionais da área da saúde orientar para os riscos do uso dessas substâncias. Quem indica o uso de esteróides anabolizantes indiscriminadamente está brincando com a vida e ainda destruindo a imagem de uma classe de profissionais que ter por principal objetivo social zelar pelo estilo de vida saudável. Portanto, você que almeja um corpo bonito e saudável de verdade, procure um profissional habilitado, que irá ajudá-lo da melhor forma possível. O processo é lento e contínuo, não existem milagres, sempre desconfie de quem oferece resultados rápidos. E lembre-se que, quem comercializa ou aplica qualquer tipo de esteróide anabolizante está cometendo um crime de acordo com o código penal brasileiro, artigos 278 (venda de substâncias nocivas à saúde) e 282 (falso exercício da medicina).
Os usuários de esteróides não são apenas o tipo de pessoa que você formou na sua mente enquanto lia essa matéria, eles podem ser pessoas comuns e estarem mais perto do que você imagina.






http://renantrainer.blogspot.com/2011_05_01_archive.html 

Um comentário:

  1. Existem muitos médicos que fazem terapia com esteróides anabolizantes visando aumentar a massa muscular dos pacientes, simples praticantes de musculação. O que vc. diz desses profissionais? Estão agindo de má fé contra a saúde de seus pacientes? Deveriam ter seus registros médicos cassados? Ou estudaram a fundo a aplicação de tais substâncias e as utilizam em doses seguras em prol desses objetivos? Sabemos também que diversos artistas, no Brasil e no mundo, e também esportistas se valem dessas substâncias para aumento de massa muscular e força. Se realmente fossem um atestado de óbito, como dizem, (riscos de infarto, derrames, cânceres) esses indivíduos usariam e, ainda por cima, com o aval de seus médicos? Como podem perceber, o assunto é polêmico...

    ResponderExcluir