segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mitos do Exercício Físico V - Alongamento antes da Musculação




Normalmente, é corriqueiro professores de academia exigirem dos seus alunos o alongamento e o aquecimento antes da musculação (enquanto outros exigem apenas o pagamento da mensalidade). Além de ser uma exigência discutível em relação ao alongamento (já que o aquecimento é sim necessário), percebemos que o próprio alongamento é feito de maneira indevida e inadequada. Em razão disso, surge o seguinte mito:

Mito: Sempre é necessário alongar antes do treino de musculação.

Alongamento na musculação



É muito comum entrar em uma academia e se deparar com pessoas realizando alongamentos antes e/ou após um treino de musculação, porque essa conduta faz parte de uma cultura enraizada na mente da maioria das pessoas, sejam elas profissionais da área, praticantes ou entusiastas, que atribuem ao alongamento a capacidade de aprimorar o desempenho e prevenir lesões.
Bom, se levarmos em conta que a musculação deve ser feita com uma intensidade moderada para que haja adaptações, o alongamento pode gerar duas situações: 
A primeira é a possibilidade de lesionar a musculatura ao alongar-se antes do treino, não durante o alongamento, mas sim durante a musculação, pelo fato das fibras musculares já estarem saturadas por conta do próprio alongamento.
A segunda é a perda de força muscular, pois músculos previamente alongados não tem a capacidade de recrutar todas as suas unidades motoras (responsáveis pela geração de força).
Da mesma forma que o César Cielo aquece nadando, que o Neymar e o Giba aquecem batendo bola, o ideal antes de iniciar uma sessão de musculação é apenas aquecer, nos próprios aparelhos. Para tanto, o indicado é colocar metade da carga que será utilizada no primeiro exercício (de preferência multi-articular, como o leg ress, remada, supino, etc...) e realiza algumas séries de 15 a 20 repetições. 
E o alongamento nunca deve ser feito? Sim deve, pois tem os seus benefícios, mas o que deve ficar claro é que alongamento é uma forma de atividade que tem como objetivo promover o ganho de flexibilidade enquanto a musculação é uma forma de atividade que tem como objetivo o ganho de força, ou seja, são atividades diferentes com objetivos diferentes que devem ser treinados especificamente em sessões separadas.


http://renantrainer.blogspot.com/2011_05_01_archive.html

Conclusão

Pela leitura anterior, percebemos que o alongamento pré-treino torna-se desnecessário e até prejudicial à performance durante o treino de força, por que a musculação  necessita de uma contração máxima de suas fibras musculares. Sendo assim, esse alongamento pré-treino irá causar um relaxamento e alongamento das fibras musculares, dificultando a contração máxima dessas fibras. O melhor alongamento pré-treino é o dinâmico, isto é com movimentos balísticos na própria articulação a ser usada. Ou, como foi exemplificado no texto acima, pode ser realizado o exercício proposto com muito menos carga e mais repetições para aquecer a musculatura a ser treinada.

2 comentários:

  1. Eu discordo em parte de sua tese, primeiramente porque eu tive uma experiência própria com uma lesão no jarrete esquerdo. Naquela época eu tinha 27 anos e fiquei impossibilitado de correr por bastante tempo até que comecei a fazer alongamentos antes de correr. Quando eu fazia alongamento por aproximadamente 10 a 15 minutos eu não sentia dor na lesão, porém se eu fosse treinar sem o alongamento logo a fisgada me parava. No ano retrasado tive uma lesão no tendão do flexor ulnar (bem próximo ao punho) quando estava praticando musculação. Encontrei a cura através do alongamento. Fui atleta de nível nacional na década de 70 (hoje estou com 59) sempre tive boa desenvoltura com leve aquecimento cardiovascular seguido de alongamento geral para todo o corpo. Desta forma fui campeão brasileiro de Ginástica Olímpica em 1975, e recordista de pentatlo em 1976 (PE), Fui professor de Educação Física e técnico de Ginástica Olímpica e Atletismo nos Colégios Boa Viagem, Nóbrega, Anchieta, Clube Português, Academia Carmelo de Castro e outros, e o problema que sempre verifiquei nos atletas lesionados foram, falta de aquecimento cardio e alongamento. O alongamento não precisa ser intenso, se for leve, proporcionará um conforto geral da musculatura e tendões.

    ResponderExcluir
  2. Mas a ênfase aqui é na musculação, aonde é necessário maior aquisição de fibras musculares. E não estou deixando o alongamento de lado, mas apenas trocando o alongamento extático pelo alongamento dinâmico, bem mais específico e útil. Abraços e parabéns pelo currículo de Atleta!

    ResponderExcluir