segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Câimbra, dor insuportável e desnecessária. Saiba o que é e como prevenir!


Quem nunca sentiu uma dor lancinante n'algum músculo, que se contraindo dolorosa e involuntariamente, impediu durante certo tempo, qualquer tipo de atividade ou movimento muscular? Isto nada mais é do que uma câimbra. Vejamos detalhadamente o que é uma câimbra.

Conceito:

Câimbras são contrações musculares involuntárias, prolongadas, dolorosas, de início e término abruptos, comprometendo um músculo isolado ou um grupo de músculos que realizam a mesma função. Embora existam inúmeras causas conhecidas (endócrinas, neurológicas e vasculares, certos medicamentos e fatores ocupacionais) uma grande parcela dos casos são idiopáticos (causa desconhecida). A história, exame físico e exames complementares podem fornecer dicas para distinguir os casos idiopáticos daqueles com causa identificável.

O que causa câimbras musculares? Líquidos e o Fator Sódio:

Apesar de existirem muitas causas para câimbras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a câimbras musculares. 

O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento, e de líquidos, pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente. 

Por muitos anos os atletas atribuem a falta de potássio e de outros minerais como: cálcio e magnésio a principal causa das câimbras. No entanto, as pesquisas mostram que esses minerais não têm uma relação direta com os casos apresentados. As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e de cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta. Conseqüentemente, um déficit desses minerais é muito raro e não poderiam causar câimbras. 

Grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser as principais causas. O sódio é um mineral importante na iniciação dos estímulos nervosos que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento pode tornar os músculos mais predispostos às câimbras. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair de maneira involuntária. Pesquisas futuras poderão nos mostrar outros resultados.

Estudo de caso de câimbra 

Um estudo dá apoio à teoria. Um jogador de tênis de elite perdia mais sódio na transpiração, em várias horas de jogo, do que todo o consumo diário. Durante uma partida intensa que resultou numa perda de transpiração de até 3 quartos por hora, o jogador teve câimbras. Após um teste fisiológico, foi recomendado que o jogador adicionasse sal à dieta e ingerisse bebida esportiva. Essa adição de sódio reduziu ocorrências subseqüentes de cãibras. Sempre que o jogador sentia cãibras durante o jogo, ele tomava uma bebida esportiva com cloreto de sódio. As câimbras pararam. 

Outras causas potencias:

Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de câimbras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de câimbras musculares.

Se câimbras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias. Os atletas atribuem câimbras à falta de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. A opinião médica atual não dá apoio a esta ideia.

Como evitar? 

1. Beba muito líquido antes, durante e após a atividade física.

2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios de alta intensidade e transpiração abundante com uma bebida esportiva (isotônico).

3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse após os treinos intensos.

Recomenda-se também o emprego de técnicas de alongamento antes e após a atividade física, treinamento aeróbio e muscular específicos, descanso adequado e utilização de roupas apropriadas às condições ambientais.

O que fazer quando acontece? 

Para os casos não idiopáticos uma abordagem não-farmacológica (massagem e alongamento) é o melhor e mais indicado tratamento. O sulfato de quinina também parece oferecer alívio dos sintomas de forma eficaz e segura nos casos idiopáticos, mas a sua eficácia ainda não foi definitivamente estabelecida em estudos clínicos. 

O que fazer se isso se tornar um problema freqüente? 

Melhor procurar um médico para uma avaliação mais detalhada do caso. Quando as câimbras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas: 

1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. 

2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. 

3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício.


Fontes: Excertos de

Momento interdisciplinar
Qual é o certo: Cãibra ou câimbra? 

Aprenda. As duas forma estão corretas.

Exemplo: O rapaz teve cãibra./ 
 O rapaz teve câimbra.













Nenhum comentário:

Postar um comentário