quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quem sua muito está emagrecendo? Posso utilizar a sudorese como estratégia para a perda de gordura?


Nos meus bons tempos de aula prática de educação física, o que tinha de amigos não-magrinhos colocando sacos plásticos pretos por baixo da blusa para promover a sudorese, e consequentemente, uma possível perda de peso não é brincadeira. Já trabalhei em algumas academias e também havia praticantes não-magrinhos pedindo para desligar ventiladores para poderem "suar mais". Quanto aos usuários de sauna, também há a esperança de emagrecimento, embora o "peso perdido"  não se refira à gordura. No primeiro copo de água, você recupera este peso. Sobre este erro alarmante e recorrente, confira abaixo:

Suar é sinal de queima de calorias?

Cristina Almeida
Para o UOL Ciência e Saúde
Existe a crença de que quanto mais você sua mais calorias você estaria queimando. Muitos vão em saunas para emagrecer ou usam roupas mais quentes para malhar. Mas a verdade é que ao suar você só perde água e sais minerais. É possível até ver uma diminuição no peso, mas as gordurinhas estão intactas e é só você se reidratar para o efeito passar.
A associação de que é preciso “suar a camisa” para perder peso vem do fato de que o suor e o emagrecimento são consequências da prática de atividade física. Entretanto, a transpiração apenas sinaliza que o corpo ultrapassou a média dos 37°C. O exercício acelera o metabolismo, que aumenta a temperatura física e provoca o calor. As glândulas sudoríparas entram em ação para manter o equilíbrio da temperatura, essencial para a manutenção das funções do organismo.
De acordo com Rubens Sargaço, endocrinologista e coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Diabético, do Hospital Samaritano de São Paulo, “durante a prática de atividade física, as pessoas perdem água e sais minerais, mas também queimam glicose e gordura. Essas últimas é que levam à perda de peso e não o suor, que apenas atua para manter a temperatura corporal nos níveis da normalidade”.
Nesse caso, acrescenta a endocrinologista Ana Beatriz de Freitas Castro Marques, do mesmo hospital, “o gasto calórico decorre do aumento do metabolismo muscular e não da elevação da temperatura que, por si só, não acelera o metabolismo”.
O endocrinologista lembra que a prática de esportes também pode dar oportunidade ao surgimento de uma sudoração fria, decorrente da queda de açúcar no sangue: a hipoglicemia. “Se uma pessoa se submete a exercícios intensos, sem reserva de glicose, pode apresentar sintomas como sudorese fria, fraqueza e até desmaios. A forma de prevenir esse estado é conhecida – basta comer antes ou durante essas práticas”, conclui.
Perda de água ou gordura?

A especialista observa que a prática de exercícios com vestimentas não apropriadas agrava a perda de líquidos e sais minerais e pode levar à desidratação. “Tomemos como exemplo o caso dos pilotos de corrida automobilística: eles podem perder até 4 kg durante uma prova. Porém, essa diminuição não traduz queima de gordura e sim perda de água e sais minerais. No final, basta que ingiram alguns copos de água e isotônicos para recuperar o peso perdido”.

Agora, se você sua demais e emagrece rápido, é necessário ficar de olho. “Suar demais é um sintoma de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireoide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4), encarregados de controlar o metabolismo”, diz Sargaço. “Como o metabolismo atua de forma mais rápida, não só desencadeia a elevação da temperatura corpórea, mas também acelera a queima de calorias. Aqui, estamos diante de um distúrbio que deve ser tratado”.
Imaginem se realmente o suor fosse sinônimo de emagrecimento:
Teríamos academias com salas equipadas com gelo polar, para quem não quer perder peso e salas equipadas com fornos embutidos para quem quer emagrecer. Por isso, a perda de líquidos leva sim a uma diferença na balança, devido à baixa na quantidade de líquido corporal. No entanto, estes quilos perdidos, que não foram provenientes da perda de gordura, serão reposto tão rápido quanto maior for a reidratação do indivíduo.
Momento Interdisciplinar
Suar ou soar?
Vejo que muitas pessoas ainda têm dificuldades com essas palavras. Acompanhe:
Soar: O que reproduz som.
Exemplo: O sino soa às três horas.
Suar: Transpirar.
Exemplo: você sua demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário