terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mitos do Exercício Físico VII - Andar de bicicleta pode hipertrofiar as pernas?


Nem andar de bicicleta, nem caminhada, nem esteira. Na verdade, estes exercícios entram no grupo chamado de aeróbios, em que o seu principal objetivo é a perda de gordura, e não hipertrofia muscular.
As pessoas observam ciclistas profissionais na televisão e notam claramente a desproporção no corpo dos atletas, pernas grossas e tórax franzino. Porém precisamos desenvolver o bom senso! Não dá pra comparar! A hipertrofia (ganho de massa) nas pernas dos atletas de ciclismo se deve ao fato de treinarem de 1000 a 15000 km por semana, além do dote genético. Ou seja, atletas de elite "fogem da curva da normalidade", suas capacidades físicas específicas são extremas.
Qualquer exercício físico pode gerar hipertrofia, porém as atividades aeróbias (ciclismo, corrida, natação) produzem menor ganho de massa que as anaeróbias (musculação). Em outras palavras, é mais fácil hipertrofiar os membros inferiores fazendo musculação do que pedalando. Vou mais longe. Se você não fazia exercício físico e começa a pedalar regularmente, é mais provável que a perda de gordura seja maior do que a hipertrofia gerada nas pernas. Em outras palavras, no balanço final provavelmente afinará o corpo e as pernas. Por isso, use exercícios aeróbios para emagrecimento, condicionamento físico ou para o bem-estar. E use exercícios anaeróbios para hipertrofia (se bem que, ultimamente, estes também são usados para o emagrecimento, mas isto é questão para uma outra postagem).



Nenhum comentário:

Postar um comentário