segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As dez piores desculpas após uma derrota

        

As desculpas são algo frequente do mundo do futebol. Desde que Napoleão Bonaparte disse a famosa frase “a vitória tem cem pais e a derrota é órfã”, o futebol virou um campo de desculpas e tentativas de tirar a culpa por causa de uma derrota. A capacidade de autocrítica não é algo muito comum no futebol.
Depois de uma partida é comum vermos jogadores reclamando da sorte, falando que o árbitro ou o campo prejudicou. Além dos 22 atletas, o treinador e dirigentes adoram encontrar alguma escapatória para os seus erros, ou você esperava que alguém assumisse as falhas e afirmasse: “eu não treinei finalizações” ou “minha tática estava péssima”?

Vamos às dez desculpas comuns no futebol:        

1 – Arbitragem (a mais habitual): “Não gostaria de fazer comentários sobre a arbitragem, mas...”, esta é a frase mais usual dos técnicos em coletivas após uma derrota. E este “mas” é sempre carregado por adjetivos como: desonesto, incompetente, que apita mal por sua origem. Quem não se lembra de Rafa Benítez, ainda técnico do Liverpool em 2005, reclamando da arbitragem no Mundial de Clubes vencido pelo São Paulo. O espanhol afirmou que pelo assistente ser do Canadá, ele errou nos três impedimentos marcados contra o time inglês. No Brasil, Leão, Felipão e Muricy são figuras que não perdoam os árbitros.

2 – A má sorte ou péssima pontaria: A clássica: “Chutaram uma bola no gol e entrou”. É muito habitual o treinador afirmar que seu time teve total controle do jogo e foi prejudicado por um único chute. Guus Hiddink, na época técnico do Chelsea, afirmou que o Barcelona teve uma chance e marcou, nas semifinais da Liga dos Campeões de 2009. Raro um treinador que afirmaria: “A culpa foi dos meus jogadores, que não marcaram os gols”.

3 – A bola “voadora”: Quem não se lembra da Jabulani na Copa de 2010 e milhares de desculpas em relação ao seu peso, as curvas e a dificuldade para defender? Felipe Melo criou a frase clássica sobre a bola do Mundial da África: "A outra bola é igual à mulher de malandro: você chuta e ela continua ali. Essa de agora é igual a uma patricinha, que não quer ser chutada de jeito nenhum".

4 – Calendário desfavorável e pouco tempo para treinar: Jogos de quarta-feira e domingo, muitos jogadores machucados e pouco tempo para trabalhar. Essas desculpas são excelentes para um campeonato de pontos corridos. Muricy gosta tanto de reclamar da quantidade e da sequência de jogos que está tentando adiar o já adiado clássico entre Santos e Corinthians. 

5 – Muralha da China do rival: “O adversário veio para se defender”. Quando você passa o jogo inteiro em cima do adversário, perde chances e vê o goleiro adversário ser consagrado pela mídia esportiva, nada melhor do que reclamar da tática adversária. Lembra do Once Caldas, campeão da Libertadores de 2004? Tanto Santos como o São Paulo usaram a mesma desculpa para resumir os empates em casa com o time colombiano.


6 – Clima: Já imaginou sair do calor de Fortaleza e ir jogar em Porto Alegre durante o inverno? Em caso de derrota, já tem uma ótima desculpa. Certa vez, Chepe Torres, treinador do Alianza Atlético, do Peru, afirmou após perder de 5 a 0 para a Universidad Católica, no Chile: “No Chile fomos afetados pela baixa temperatura e o campo molhado”. Então tá.

7 – Gramado: Tão clássico como arbitragem e azar, reclamar do campo de jogo é uma atitude de times que se sentem superiores e acabam derrotados. Voltamos duas semanas no tempo e lembramos-nos de Brasil e Paraguai. 0 a 0 em 120 minutos, com amplo domínio brasileiro. Na hora das penalidades André Santos, Fred, Elano e Thiago Silva erraram suas cobranças e o lateral-esquerdo da seleção escolheu quem seria o culpado pela derrota: a areia colocada no gramado. E seu pé André Santos, não tem culpa?

8 – Cansaço e transporte: Após o jogo de quarta-feira, pegar um vôo de volta para sua cidade e as horas de recuperação. Essa é aquela desculpa típica de um jogo de Libertadores. Você tem que ir até Potosí enfrentar o time da cidade. Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo já foram até lá e as reclamações foram gigantescas. Tudo por que a cidade fica a mais de quatro mil metros de altitude e precisaram pegar dois vôos e um ônibus para conseguir jogar a partida. E você pensando que vida de jogador é fácil!

9 – Trama internacional: Mourinho bradou para todos os cantos do mundo durante a temporada que o time do Barcelona era apoiado pelos árbitros, imprensa e todos os dirigentes da Real Federação de Futebol da Espanha. Pena para o português, que o mundo, a Unicef e os catalães veem o Barcelona como o melhor time dos últimos anos. 

10 – Conjunção astral: Um treinador do Boca Juniors certa vez afirmou: “Algo raro aconteceu neste fim de semana com as melhores equipes do mundo. O Barcelona perdeu, a Internazionale também e o Boca não ganhou”. Então tá, os astros deviam estar bravos com os jogadores neste fim de semana.
E, para pensarmos, uma frase muito comum no futebol europeu. “Ganhar é melhor do que empatar, que é melhor do que perder, que é melhor que ser rebaixado”. Para sair bem com a torcida, após uma goleada: “Prefiro perder de 9 a 0 do que nove partidas por 1 a 0”.

Postado em

Nenhum comentário:

Postar um comentário