quarta-feira, 23 de maio de 2012

A mídia influenciando nas regras do esporte – Voleibol.


A mídia sempre esteve presente para informar o cidadão, em especial, através do jornal impresso, das rádios e, mais recentemente a televisão. Atualmente, outras mídias estão presentes com o advento da computação e da internet: sites, blogs, etc.
No esporte em geral sempre foi dado mais atenção ao futebol em nosso país, que é um esporte considerado de massa, praticado por milhares de pessoas.
A partir da do final da década de 80 e início da década de 90 um fenômeno aparece para modificar totalmente alguns esportes: o MARKETING e, especificamente, o MARKETING ESPORTIVO.
As empresas reconheceram no esporte uma forma de exposição de marcas, produtos, etc.
Porém, o esporte até então com mais espaço na mídia, na TV era o futebol, onde começavam a explorar placas de patrocínio, nas camisas, etc.Mas o futebol é um esporte onde o tempo de transmissão é considerado extenso, afinal só de jogo oficialmente são 90 minutos.
No Brasil apareciam os atletas de outros esportes com uma imagem jovem, atraentes e que poderiam vender bem os produtos e, os escolhidos foram os atletas de voleibol.
Inicia-se ali uma nova relação do voleibol com a televisão.
Mas, para viabilizar-se a transmissão de partidas de voleibol (que eram longas, com 3/ 4 horas de jogo) eram necessárias algumas mudanças, em especial, na diminuição do tempo de jogo. Em função disso foram realizadas algumas mudanças desde então na relação do jogo com a televisão e, essas mudanças foram através das regras do esporte.

Sobre este assunto, responda:

1) Que mudanças foram essas?


2) Em sua opnião, essas mudanças foram benéficas para o esporte?


Referências para pesquisa:

15 comentários:

  1. ANDERSON FELIPE ;2º ANO "A" ;MANHÃ

    1- Foi diminuido o tempo de jogo e tambêm foram mudadas algumas regras para que o tempo dos jogos fossem diminuidos

    2- Sim, pois o jogo tendo um menor tempo se torna mais dinâmico e consege prender a atenção de quem esta assistindo o jogo, e tam bêm seria difícil um jogador passar três horas em quadra sem se cansar

    ResponderExcluir
  2. gleriston 2A manha n° 16...

    1°)-foi duminuido o tempo de jogo e tambem foram mudadas
    algumas regras para que o tempo fosse passada de forma normal...
    as partidas era muito demorado. o que ocasionavam ao esporte uma certa dificuldade de expansão. já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização atraves de um maior dinamismo....

    2°)-na minha opnião sim! o sistema de vantagens aplicado ao voleibol era o principal probelama aos enteresses da televisão as partidas chegavam de 3 a 4 horas e por isso era pouco assistido...vlw

    ResponderExcluir
  3. 1-A principal mudança foi a respeito da forma de se marcar os pontos.Antes uma partida de vôlei durava 3 à 4 horas, isso teve que mudar pois atrapalhava bastante a grade de programação das emissoras que transmitiam as partidas.Antigamente para se marcar um ponto, a equipe tinha que obter uma certa vantagem, e ainda tinham que comprovar essa vantagem.A partir de então para não atrapalhar muito a programação foi criada uma forma de acabar mais rápido então foi diminuido o total de pontos para 25.
    2-Na minha opinião foi benéfica não só para o esporte(pois poupa os jogadores),também foi benéfica para as emissoras(pois os jogos se encaixaram melhor na grade de programação), melhorou também para os telespectadores(pois devia ser muito chato passar 3 à 4 horas assistindo uma partida).

    Nome; Francisco Elienay N-13
    Turma; 2 A manhã

    ResponderExcluir
  4. 1- foi introduzido um novo sistema de pontuação,o tempo também diminui, antes demorava em torno de 3 à 4 horas de jogo, hoje em dia a duração é de mais ou menos 2 horas.


    2- na minha opinião essas mudanças foram muito beneficas para o esporte e também para os investidores e as emisssoras, sem falar que poupa os jogadores de longas partidas cansativas e desgastantes.

    Lana Thaís n°23
    2° A manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 a forma de se marcar pontos, o tempo da partida que durava 3 a 4 horas. para marcar pontos tinha que ter vantagem e mostrar vantagem e foi diminuido o tempo e os pontos de 25 no total




      2 sim pois os jogadores nao ficavam muito cansados e os telespectadores teria sua programação mais cedo e eles poderiam assistir a partida de volei sem ficar cansados de estar sentandos ou esperando que a partida termine para que possa assistir a novela.


      nome: Adrielle,Haroldo e Missilene
      N:01,30,22 2 ANO C

      Excluir
    2. 1-Uma mundança muito importante foi da forma de marcar os pontos.Antes apartida de vôlei tinha um tempo de 3 a 4 horas, por isso teve quer mudar, isso atapalhava a partida a grade da programação de emissoras que trasmitiam as partidas. Antigamente para se marcar ponto a equipe,tinha que consiguir uma boa vantagem. para ñ atrapalhar a programação foi criado um jeito de acabar mais rápido,aparti dai foi diminuindo o total de pontos, ficou 25.


      2- Foi muito benefica para as emissoras, jogadores e telespectadores, porque apartir dai deu mais audiência.


      Thamires sousa, andreza abreu,conceição sousa.
      n:19,31,16.

      Excluir
    3. 1. A primeira mudaca foi a respeito de marca os pontos. antes uma partida de volei durava 3 a 4 horas e isso atrapalhava muito as emissoras que trasmitiam as partidas e a parte de entao para nao atrapalhar as emissoras foi criado uma forma mais rápido, eles diminuiram os pontos deixando para 25. para não atrapalhar tanto as emissoras. 2.na minha opinião beneficio muito os jogadores e as transmissoras. os jogadores porque ficaram menos tempo jogando e as emissoras poderam trasmitir os jogos avontade.

      Excluir
    4. 1. A primeira mudaca foi a respeito de marca os pontos. antes uma partida de volei durava 3 a 4 horas e isso atrapalhava muito as emissoras que trasmitiam as partidas e a parte de entao para nao atrapalhar as emissoras foi criado uma forma mais rápido, eles diminuiram os pontos deixando para 25. para não atrapalhar tanto as emissoras. 2.na minha opinião beneficio muito os jogadores e as transmissoras. os jogadores porque ficaram menos tempo jogando e as emissoras poderam trasmitir os jogos avontade. MARIA YASMIM & ROSIANE. N:21 2 ANO "C"

      Excluir
    5. 1-Foram feitas algumas regras para que o jogo ficasse mais dinâmico pois era cansativo passar 3 a 4 horas jogando.Por as partidas demorarem muito o jogo não expandia como as emissoras queriam.

      2-As mudanças foram benéficas sim,pois alem do jogo ficar de acordo com que os jogadores poderiam fazer as pessoas ficavam mais interessadas fazendo com que as emissoras ganhassem mais popularidade e mais audiência.

      Vitoria,Maria do Céu,Juliana
      n:26,17,28.

      Excluir
  5. 1-foi feita um novo sistema de pontos,o tempo foi diminuino.Antes rtinha que jogar de 3 á 4 horas e hoje nos tempos atuais são + ou - 2h.

    ResponderExcluir
  6. g unit,2 ano,tarde,´C`31 de maio de 2012 às 14:04

    2-Na minha opnião foi beneficas para o esporte e tambem para as emissoras,para os jogadores(que seria muito canssativo para eles)e para os telespectadores assistir porque deve ser um tedio assitir aquilo.

    ResponderExcluir
  7. 1-A principal mudança foi a respeito da forma de se marcar os pontos.Antes uma partida de vôlei durava 3 à 4 horas, isso teve que mudar pois atrapalhava bastante a grade de programação das emissoras que transmitiam as partidas.Antigamente para se marcar um ponto, a equipe tinha que obter uma certa vantagem, e ainda tinham que comprovar essa vantagem.A partir de então para não atrapalhar muito a programação foi criada uma forma de acabar mais rápido então foi diminuido o total de pontos para 25.
    2-Na minha opinião foi benéfica não só para o esporte(pois poupa os jogadores),também foi benéfica para as emissoras(pois os jogos se encaixaram melhor na grade de programação), melhorou também para os telespectadores(pois devia ser muito chato passar 3 à 4 horas assistindo uma partida).
    2c
    Geysa n 27
    jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valdene,joão batista e anderson.2ºano C14 de junho de 2012 às 13:03

      1-foi feita um novo sistema de pontos,o tempo foi diminuino.Antes rtinha que jogar de 3 á 4 horas e hoje nos tempos atuais são + ou - 2h.
      2-Na minha opnião foi beneficas para o esporte e tambem para as emissoras,para os jogadores(que seria muito canssativo para eles)e para os telespectadores assistir porque deve ser um tedio assitir aquilo.

      Excluir
  8. Caros alunos, vossas respostas estão virando um amontoado de repetições...noto inclusive, que vocês estão respondendo apenas pelo texto do blog e não estão recorrendo ao link de pesquisa que postei. Assim, vossas respostas valem apenas 0,5 ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade respostas repetidas não sao necessarias,assim é melhor não responder .

      Excluir